quinta-feira, 23 de abril de 2009

Transmissão de Calor

Quando um sistema a uma dada temperatura interactua com outro a temperatura diferente, a sua energia interna varia através da transferência de energia como calor.
Hoje em dia, nós sabemos que o calor é uma forma particular de energia, cuja abundância num determinado corpo de dimensões muito superiores às atómicas se manifesta por sensações tácteis ou pelo potencial termodinâmico; no campo das dimensões moleculares, o calor é dado pela energia cinética dos átomos e das moléculas (…) (1)
Num corpo sólido, os átomos encontram-se em posições de equilíbrio determinadas pelo retículo cristalino, ao redor das quais eles podem oscilar. As suas vibrações são tanto mais intensas quanto maior a temperatura do corpo. É evidente que se aumentarmos a propagação por ressonância e a energia sob a forma de calor, transmitir-se-á das partes mais quentes para as mais frias. Após tempo suficiente para o equilíbrio atingido, teremos uma temperatura uniforme no corpo todo. (2) O processo de transferência de energia entre sistemas materiais pode dar-se através de três tipos de mecanismos: radiação, condução e convecção.

Tendo em conta o objectivo do trabalho, torna-se importante fazer uma breve focagem a um destes três mecanismos: a condução de calor.


(1) e (2) SALMONI, Renato; “Transmissão do Calor”. In Transmissão do Calor; Editora Mestre Jou