quinta-feira, 23 de abril de 2009

Materiais Para Isolamento Térmico - Poliestireno


O poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monómero de estireno.
À temperatura ambiente, o poliestireno apresenta-se no estado sólido. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a acção do calor. Os processos de moldagem do poliestireno são principalmente a termoformagem a vácuo e a extrusão. Sob a acção do calor, a resina toma a forma líquida ou pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde. Com o arrefecimento após a moldagem, o produto readquire o estado sólido, na forma de peças tais como copos descartáveis, lacres de barril de cerveja e tantas outras peças de uso doméstico ou de embalagens.
É um termoplástico duro e quebradiço com transparência cristalina, semelhante ao vidro, e foi descoberto acidentalmente em 1839 por Eduard Simon, um farmacêutico em Berlim, a partir de uma resina de âmbar destilada.
Existe, também, um processo específico de polimerização do estireno, que emprega um gás de expansão - normalmente, o pentano - gerando o poliestireno expandido, conhecido mundialmente pela marca Isopor ® - marca registrada que pertencia a BASF no Brasil e, actualmente, é propriedade da empresa KNAUF Isopor Lda. Em Portugal, o poliestireno é mais conhecido por esferovite.


Características

As suas principais características são:

· Fácil processamento por moldagem a quente;
· Fácil coloração;
· Baixo custo;
· Elevada resistência a bases e ácidos;
· Baixa densidade e absorção de humidade;
· Baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries.

Existem quatro tipos básicos de poliestireno: PS cristal, PS resistente ao calor, PS de alto impacto e PS expandido
Estas resinas adquiriram grande importância industrial no início da segunda guerra mundial e, actualmente, é um dos termoplásticos mais consumidos sendo utilizado em processos de moldagem por injecção, sopro, termoformação, laminagem, modificados com cargas minerais e fibras de vidro adquirindo características de plásticos de engenharia.



Matérias-Primas e Fabricação

O monómero para a produção do poliestireno é o estireno, que quimicamente é um hidrocarboneto aromático insaturado de fórmula C6H5C2H3. O estireno é um líquido, com ponto de ebulição 145°C e ponto de solidificação -30,6°C. Quando puro é incolor apresenta um odor agradável e adocicado. Pode ser obtido industrialmente a partir de vários processos, no entanto, o mais utilizado consiste na desidrogenação do Etil-Benzeno.
O etil-benzeno é obtido a partir da alquilação do benzeno por reação com o etileno, na presença de um catalisador, como por exempo: cloreto de alumínio (AlCl3). A desidrogenação do etil benzeno é provocada pela acção do calor, na presença de óxidos metálicos, tais como o óxido de zinco, cálcio, magnésio, ferro ou cobre. A temperatura do sistema deve ser entre 600°C a 800°C. A reação é endotérmica e a pressão é reduzida pois ela dá-se com o aumento de volume.

Aplicações

São usadas em isolamentos térmicos de:
· Paredes duplas;
· Fachadas;
· Pisos;
· Coberturas;
· Embalagens.




Processo de reciclagem