quinta-feira, 23 de abril de 2009

Condução de Calor

No processo de condução a energia é transferida por interacções, a nível microscópico, das partículas constituintes da matéria (gasosa, líquida ou sólida), sem que haja qualquer transporte material. Na condução térmica, os corpúsculos do meio material agitam-se mas afastam-se pouco das suas posições de equilíbrio.(1)
Há condução de calor quando há transferência de energia através de um meio material onde existem zonas a diferentes temperaturas. A lei de condução de calor ou Lei de Fourier constitui uma lei empírica, isto é, estabelecida a partir da experiência e descreve a teoria da condutibilidade calorífica em regimes de temperaturas estacionárias e variáveis (…) (2), traduzindo-se pela seguinte equação:
A expressão acima aplica-se ao caso unidimensional, quando há gradiente de temperatura apenas na direcção x.
Querendo calcular o fluxo de calor por condução entre duas superfícies e conhecendo as suas temperaturas, procedemos à integração da equação anteriormente apresentada:

k - condutividade do material (3)


Uma maior condutividade implica uma maior transferência de calor.


(1) VENTURA, Graça; FIOLHAIS, Manuel; FIOLHAIS, Carlos; PAIVA, João; FERREIRA, António José; “Energia no Aquecimento/Arrefecimento de Sistemas”. In 10 F A; Texto Editores
(2) “Lei de Fourier”. In Infopédia; Porto: Porto Editora, 2003-2009
(3) “Condução Térmica”. In Wikipédia. Disponível na www: